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Alcançando o Sucesso: Planejamento x Execução
Maick Felisberto Dias

Publicado em 30 de março de 2015


Alcançando o Sucesso: Planejamento x Execução

Por: Maick Felisberto Dias*

 

Atualmente, um dos principais desafios dos gestores nas empresas é o de executar o planejamento estabelecido no início de um novo ciclo, orçamento ou projeto. É muito comum depois de horas, dias ou semanas de planejamento, que incluem longas reuniões, atraentes apresentações em PowerPoint e a tão esperada aprovação para início dos trabalhos, que as tarefas planejadas não ocorram no prazo estabelecido, da forma prevista ou dentro do orçamento financeiro que havia sido proposto.

Esta realidade também está presente nos departamentos jurídicos de empresas e não poupa os advogados corporativos que atuam neste segmento, por este motivo, relacionei algumas sugestões e cuidados que podem ser tomados para evitar estas desagradáveis surpresas:

1)  Certifique periodicamente se não houve nenhuma mudança nas premissas adotadas no projeto e que possam influenciar no seu resultado. Muitas vezes este tipo de situação somente é identificada quando o prazo para finalização das atividades está se aproximando do seu final e é mais difícil corrigir o andamento dos trabalhos a tempo, assim, é recomendável fazer esta verificação no mínimo a cada 15 dias, desta forma evita-se retrabalho, majoração dos custos e atraso na execução das atividades;

2)   Crie indicadores-chave de desempenho  que possam colaborar no acompanhamento da execução das principais tarefas. Com o crescente volume de informações geradas na administração do jurídico e a necessidade de monitoramento da evolução dos resultados, é imprescindível a implementação de indicadores de desempenho, quando possível, por meio de relatórios instantâneos dos sistemas de informação. Estes indicadores deverão ser parametrizados para mensurar os resultados financeiros e quantitativos de forma que possibilitará prever resultados e corrigir, a tempo, eventuais desvios de percurso, garantindo sucesso no atingimento de seus objetivos.

3)  Estabeleça um canal de comunicação eficaz com as equipes interna e externa. Com a terceirização dos serviços, em especial de contencioso para escritórios de advocacia localizados nas mais variadas cidades do país, e a necessidade de engajamento das equipes internas, uma clara estratégia de comunicação deve ser executada desde o início de um novo ciclo. Isto pode ser realizado em reuniões presenciais, em grupo na sede da empresa, na sede dos escritórios contratados e também com a própria equipe, sempre respeitando a periodicidade necessária para atendimento da complexidade do que foi estabelecido como objetivo.

4)   Se a execução do seu planejamento depender de fornecedores ou escritórios de advocacia externos, é recomendável que uma parcela dos honorários estejam vinculadas ao resultado. Uma importante ferramenta de gestão que um executivo de departamento jurídico detém em suas mãos é o contrato de honorários, neste contexto tem a oportunidade de construir uma metodologia de trabalho e remuneração vinculada aos objetivos da empresa e ao trabalho que será realizado. Aproveite esta oportunidade.

 

Com a adoção destas sugestões e o desenvolvimento de um verdadeiro trabalho em equipe (incluindo neste contexto os escritórios contratados), suas chances de atingir o orçamento ou executar um projeto dentro do prazo e com os recursos financeiros estimados, crescem significativamente. Desejo a todos ótimas realizações e que seus projetos, ainda para 2013, se concretizem com excelência!

*Presidente da Comissão de Advogados Corporativos da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Paraná, Gerente Jurídico Sênior do Contencioso 

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