Notícia

Como reter talentos no escritório de advocacia?
Revista da COAD

Publicado em 2 de outubro de 2014



Ana Paola Almeida

Artigo Publicado na Revista da COAD 

Como reduzir a rotatividade em seu escritório e reter talentos? Existe uma fórmula mágica ou elementos a serem desenvolvidos em seu escritório para propiciar a retenção de talentos, de pessoas que venham a contribuir e fazer o escritório crescer?

Partindo do pressuposto que seu escritório já fez o dever de casa e já realizou a seleção e a contratação acertada do profissional adequado, que além de possuir o perfil da vaga, possui também características que vão ao encontro da cultura e valores do escritório, podemos partir para os demais pontos que irão determinar a retenção deste profissional.

Primeiro ponto: Clima organizacional

As pessoas não consideram mais o trabalho como aquele local no qual existe apenas sofrimento e dor, e que somente seremos felizes no “bater do cartão”. Não! Todos querem ser felizes no decorrer do caminho, na plenitude de sua vida, e sim, no local do trabalho. Para que isto ocorra temos que criar um bom clima de trabalho, onde trabalhar mais que uma obrigação, é uma satisfação.

Como é o clima de trabalho em seu escritório? Caso você não tenha a menor idéia de como responder esta pergunta, o ideal é que seja realizada uma pesquisa de clima organizacional para identificar o grau de satisfação dos colaboradores e advogados.

Sabendo dos pontos fracos, você pode e deve sentar com sua equipe e conversarem de forma transparente para transformar o escritório em um local agradável de estar. Seja seu próprio advogado. Defenda seu escritório. Negocie. Fique atento às necessidades de cada um.

E aí está o desafio: criar um ambiente saudável para se construir  um vínculo forte e uma  equipe coesa.

Segundo Ponto: Sistema de Remuneração

Muitas vezes o único motivador óbvio para se trabalhar é o dinheiro. E é claro que ele é fundamental. Se você pagar abaixo da média do seu mercado, propiciará que muitos profissionais busquem oportunidade em outros escritórios.

Um bom sistema de remuneração deve ser estruturado a partir do equilíbrio interno (hierarquia de cargos) e do equilíbrio externo (mercado), deve ainda, estar apoiado em uma política e critérios claros, de modo a permitir, avaliação de cargos e salários baseada em critérios técnicos, captação e retenção de mão-de-obra, levando os ganhos de produtividade.

Estabelecer remuneração condizente, em busca do equilíbrio interno e externo da sua estrutura de cargos e salários (remuneração fixa) e sistemas que premiam/recompense também o colaborador pelo seu desempenho na participação e/ou contribuição no alcance dos resultados (remuneração  variável).

Os modelos existentes de remuneração, desde o tradicional e fundamental Plano de Carreira, passando pelos diversos tipos de programas de remuneração variável, são essenciais para garantir a retenção dos talentos.

Terceiro Ponto: Perspectiva de Crescimento

Além da recompensa financeira, como seres humanos temos a necessidade de acreditar, desejar e esperar que o futuro seja melhor do que o presente e que poderemos galgar novos degraus, crescer.  Desta forma é importante que ofereçamos perspectivas de progresso aos advogados. Sem isso, as pessoas se desmotivam e podem buscar outros caminhos.

E a melhor maneira de oferecer uma perspectiva objetiva de futuro dentro do escritório vem com o Plano de Carreira.

O plano de carreira tem por objetivo o crescimento sustentável do profissional, dentro da banca, possibilitando que o mesmo programe o tempo necessário para alcançar objetivos e avalie os conhecimentos para realização de projetos. Ainda ajuda o profissional a ter controle sobre sua vida evitando perda de tempo, conhecimento e energias que não apresentarão os resultados esperados

É recomendável que o escritório sempre faça, antes de implementar, um plano de carreira,  um diagnóstico de suas reais necessidades, estrutura, política salarial, cargos, perfis dos profissionais, metas, capacidades e competências. E que sejam transparentes em relação às progressões, deixando claro como e quando o profissional irá crescer.

 Quarto Ponto: Reconhecimento

É muito bom fazer aquilo que se gosta. Melhor ainda será se alguém perceber e se formos respeitados por isso.

Sempre elogie seus profissionais, valorize cada conquista, para que este saiba que está no caminho correto e que seus esforços não passam despercebidos.

Todas estas dicas vão garantir com 100% de eficiência que você retenha todos os talentos de seu escritório? Trouxemos aqui pontos importantes a serem incorporados no dia a dia do escritório para que os profissionais realmente estejam satisfeitos com seu ambiente de trabalho a ponto de não se deixar seduzir pelo escritório vizinho ou por um concurso público.

As perdas acontecem pelas mais variadas razões que fogem ao nosso controle. Faz parte da vida pessoal e institucional. Mas, o mais importante é proporcionar ao seu profissional boas razões para permanecer em seu escritório. Você faz isso? Não? Então comece, desenvolva um plano de incentivos, seja transparente, estipule o desempenho das pessoas, crie um bom clima de trabalho. Fortaleça sua equipe e você colherá os frutos!

 

 

Ana Paola de Almeida: Advogada e consultora em Produção Jurídica, Qualidade, Organização e Métodos na Advocacia da Selem, Bertozzi e Consultores Associados. Pós-Graduanda em Gestão Empresarial pela OPET/PR.

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