Notícia

Networking: uma tarefa diária.
Revista Amanh

Publicado em 29 de outubro de 2014


 

É preciso que a rede de contatos profissionais seja cultivada mesmo quando o profissional vive um momento estável da carreira

 

por Bernt Entschev


Muitos profissionais se veem engessados no momento de fazer contatos profissionais, o famoso networking. Acredito que o mais difícil para a maior parte das pessoas seja começar, dar o pontapé inicial, pois muitos acham que podem ser invasivos ao fazerem isso. No entanto, fazer contatos profissionais é algo que precisa ser entendido como uma troca, na qual todos saem ganhando. 

Quando preciso fazer networking? 

Sempre. É preciso que a rede de contatos profissionais seja cultivada mesmo quando o profissional vive um momento estável da carreira. A rede precisa ser estável, duradoura, pois assim é benéfica para ambas as partes. Muitas empresas aceitam indicação de funcionários para preencher vagas, portanto conhecer pessoas que tenham consciência de suas habilidades profissionais é fundamental para contar com mais essa chance de crescimento na carreira. O “quem indica” nem sempre é pejorativo, como muitas pessoas costumam pensar, e empresas que aceitam indicação submetem o profissional ao mesmo processo seletivo dos demais. Ser indicado é apenas mais uma forma de ser encontrado, não uma trapaça. 

Por onde começar? 

Existem inúmeras formas de fazer contatos profissionais, a começar pelo contato com seus próprios colegas de trabalho. Pessoas conhecem pessoas, indicam pessoas e assim por diante. Mas, para os que querem, devem e precisam transpor os limites do próprio ambiente de trabalho, há diversas outras possibilidades de conhecer profissionais que podem ser úteis em sua carreira. Frequente eventos como palestras, workshops, mostras e feiras profissionais, nos quais além de se informar, você conhecerá pessoas que trabalham com as mesmas coisas e se interessam pelos mesmos assuntos que você. Use as ferramentas digitais, como o LinkedIn, a seu favor. Compartilhe conteúdos interessantes, participe de grupos e mantenha-se ativo e atualizado, afinal, é preciso aparecer para ser notado. 

Como manter? 

Essa é uma dúvida que pega muita gente, afinal, conhecer pessoas parece simples, mas como estabelecer uma relação de qualidade com os seus contatos profissionais em longo prazo? A resposta é: organize-se. Antigamente era mais difícil sem as redes sociais profissionais. Hoje o profissional tem a possibilidade de indicar conteúdos para o outro, de falar sobre mercado, sobre mudanças no ramo de atuação, entre tantas outras possibilidades. Se antes era preciso se lembrar de enviar e-mails perguntando da carreira dos seus contatos, hoje basta manter-se ativo no LinkedIn. O mais importante, realmente, é falar com as pessoas, postar conteúdos relevantes e estar a par do que os outros postam também. É um trabalho que demanda tempo e não pode ser interrompido. O networking é uma tarefa diária.

Instituto Internacional de Gestão Legal
Rua Grã Nicco, 113, Bloco 1, Conjunto 606
Curitiba - Paraná