Notícia

Os ciclos da vida: pessoal e profissional
Ultima Instancia

Publicado em 14 de janeiro de 2015


Por Mario Leandro Campos Esequiel*

“A vida é um ciclo sem fim…” (Mufasa – Rei Leão)

Na nossa evolução passamos por vários ciclos, de caráter pessoal e profissional.

No pessoal, passamos pela educação fundamental, ensino médio, universidade etc., isto para ficarmos apenas num tipo de ciclo, que tem início, meio e fim.

Na vida profissional, também passamos pelas mesmas situações. Trabalhamos em determinada empresa, depois nos transferimos para outra. Ou numa mesma empresa, trabalhamos num setor ou filial e depois mudamos para outro e assim os ciclos vão se abrindo e fechando, maiores ou menores, mas inevitáveis.

Que bom que isto acontece, pois, de certa maneira, nos dá a oportunidade de sempre recomeçar, reiniciar, fazer diferente, se reinventar!

Certa vez ouvi do pai de uma amiga uma crítica feroz ao calendário, que na verdade tudo isto era uma grande besteira, inventada pelo homem.  Esta separação temporal em dias, meses e anos não servia para nada, que a vida era uma sequência de momentos e que a ideia de se terminar um ano e começar outro era uma grande baboseira.

Ouvindo isto me lembrei de Carlos Drummond de Andrade – “Cortar o Tempo”.

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.” 

Prefiro ficar com a visão de Drummond.

Por isto, findando o ano, vem sempre a reflexão de como foi este ciclo.

O que aconteceu em nossas vidas?

O que ganhamos? O que perdemos?

O que construímos? O que estamos deixando para outros?

Diante das respostas que encontramos, frente aos nossos objetivos, podemos dar sequência naquilo que estamos construindo, mudar radicalmente – começar um novo ciclo, ajustar a rota, enfim, evoluir.

Tudo isto sob uma nova luz, novo ânimo, novas esperanças, um novo ano que se inicia.

Muitas vezes devemos encerrar um ciclo para abrirmos outro, seja por mudança de objetivos e propostas, seja por dificuldade em administrar tudo, seja porque o ciclo anterior fechou mesmo.

Diante desta reflexão me encontro neste momento em relação à minha coluna neste site.

Sempre tive como um dos propósitos de vida compartilhar conhecimento, dividir experiências.  Ter esta coluna e poder escrever quinzenalmente sobre gestão de escritórios de advocacia tem sido algo de extremo prazer e realização, até porque gosto muito deste tema e acredito na incrível oportunidade que o mercado brasileiro oferece e oferecerá nos próximos anos diante do crescimento e amadurecimento da gestão legal no Brasil.

Com o mesmo propósito, venho amadurecendo outros projetos que acredito serem contributivos para o desenvolvimento desta matéria – gestão legal, porém mais inovadores e atuais.

Em fase final de conclusão, pretendo apresentar ao mercado no início do próximo ano.

Frente a esta reinvenção estou encerrando este meu espaço aqui e quero agradecer muito o site Última Instância que, há quase dois anos, convidou-me para fazer parte deste importante veículo de comunicação e fomentador de discussões e reflexões no mercado jurídico brasileiro.

Agradeço muito também, você leitor, que me acompanhou, semana sim, semana não, neste espaço, me motivando e me alimentando com comentários, apoios e críticas.

A cada artigo que escrevia e acompanhava a repercussão, mais realizado me sentia, e foi o que me fez pensar em algo mais.

Caro, amigo, aproveito a oportunidade para desejar um Natal maravilhoso e um novo ano, um novo ciclo de esperança e realizações.

MUITO OBRIGADO!

Mario Leandro Campos Esequiel é gestor do escritório Mattos Filho. Economista, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV e professor convidado do GVLaw da FGV. É membro fundador do Grupo de Excelência de Administração Legal do CRA SP (Conselho Regional de Administração de São Paulo) e do CEAE (Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia), e coautor do livro Administração Legal para Advogados da série GVLaw.

 
Instituto Internacional de Gestão Legal
Rua Grã Nicco, 113, Bloco 1, Conjunto 606
Curitiba - Paraná