Publicado em 3 de outubro de 2019
Rodrigo Bertozzi desafia o meio jurídico. “O futuro é o exercício do presente”.
Em tempos de boom da concorrência com 1.200 mil advogados, da entrada da Inteligência Artificial nos escritórios, de um país que já conta com 210 lawtechs - startups com soluções de base tecnológica voltadas ao meio jurídico, os impactos mais otimistas chegam a apontar a eliminação de 50% da Advocacia de Volume nos próximos 10 anos. O mesmo movimento de corte será visto nos departamentos jurídicos, que olham questões de custos, não pelo advogado corporativo, mas pela filosofia das empresas que defendem, e chegamos então aos motivos do Posicionamento na Advocacia ser tão relevante para o agora.
Rodrigo Bertozzi é pioneiro no Marketing Jurídico no Brasil, desde 1998. Autor de 20 obras, sendo 15 deste tema, ao trazer o “Posicionamento Estratégico 4.0” para o I Legal to Business Connection, evento gratuito e online promovido pelo Instituto Internacional de Gestão Legal (IGL), um desafio é dado aos escritórios, independente de seu porte. “Olhem a sua carteira de clientes. Quais os segmentos encontrados? Para Pessoa Física: quem mais te procura? É o enfermeiro, o mecânico? No Empresarial: é o ramo da construção civil, da saúde? Em geral, os advogados encontram uma carteira pulverizada e acabam sendo genéricos nas respostas”.
Em análise em mais de 670 escritórios em 21 anos de carreira, Bertozzi provoca o advogado para a adoção da prática de um plano de metas. “O futuro é o exercício do presente. Identifique o perfil socioeconômico do cliente, a região geográfica do escritório e tome uma decisão. Somos mais fortes em quê?”
Membrana
A conclusão que o Posicionamento é a compreensão da necessidade do cliente, reforça que o Direito é a membrana que engloba e fecha qualquer ciclo na Economia. Você irá encontrar no segmento Metalmecânico ou no Agronegócio o Direito Societário, o Contratual, o Imobiliário, o Tributário, entre outros. Segundo Bertozzi, hoje, ao exigir uma informação processual imediata, o cliente não questiona mais o “saber jurídico”, mas o real conhecimento do advogado sobre o seu negócio.
Aqui entra a visão do advogado especialista. Adicione a produção intelectual, o preparo de pequenos e médios eventos para o público que te contrata e então nasce o ganho do status especialista na visão do cliente. “É o chamado conhecimento do negócio e é a arte de ser percebido. Será aqui o início também do Marketing Jurídico com resultados efetivos ao advogado”, analisa.
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Dicas fundamentais de Posicionamento