Notícia

Posicionamento Estratégico 4.0
Alessandro Manfredini – Artesania Comunicação Jurídica

Publicado em 3 de outubro de 2019


Rodrigo Bertozzi desafia o meio jurídico. “O futuro é o exercício do presente”.

Em tempos de boom da concorrência com 1.200 mil advogados, da entrada da Inteligência Artificial nos escritórios, de um país que já conta com 210 lawtechs - startups com soluções de base tecnológica voltadas ao meio jurídico, os impactos mais otimistas chegam a apontar a eliminação de 50% da Advocacia de Volume nos próximos 10 anos. O mesmo movimento de corte será visto nos departamentos jurídicos, que olham questões de custos, não pelo advogado corporativo, mas pela filosofia das empresas que defendem, e chegamos então aos motivos do Posicionamento na Advocacia ser tão relevante para o agora.

Rodrigo Bertozzi é pioneiro no Marketing Jurídico no Brasil, desde 1998. Autor de 20 obras, sendo 15 deste tema, ao trazer o “Posicionamento Estratégico 4.0” para o I Legal to Business Connection, evento gratuito e online promovido pelo Instituto Internacional de Gestão Legal (IGL), um desafio é dado aos escritórios, independente de seu porte. “Olhem a sua carteira de clientes. Quais os segmentos encontrados? Para Pessoa Física: quem mais te procura? É o enfermeiro, o mecânico? No Empresarial: é o ramo da construção civil, da saúde? Em geral, os advogados encontram uma carteira pulverizada e acabam sendo genéricos nas respostas”.

Em análise em mais de 670 escritórios em 21 anos de carreira, Bertozzi provoca o advogado para a adoção da prática de um plano de metas. “O futuro é o exercício do presente. Identifique o perfil socioeconômico do cliente, a região geográfica do escritório e tome uma decisão. Somos mais fortes em quê?”

Membrana

A conclusão que o Posicionamento é a compreensão da necessidade do cliente, reforça que o Direito é a membrana que engloba e fecha qualquer ciclo na Economia. Você irá encontrar no segmento Metalmecânico ou no Agronegócio o Direito Societário, o Contratual, o Imobiliário, o Tributário, entre outros. Segundo Bertozzi, hoje, ao exigir uma informação processual imediata, o cliente não questiona mais o “saber jurídico”, mas o real conhecimento do advogado sobre o seu negócio.

Aqui entra a visão do advogado especialista. Adicione a produção intelectual, o preparo de pequenos e médios eventos para o público que te contrata e então nasce o ganho do status especialista na visão do cliente. “É o chamado conhecimento do negócio e é a arte de ser percebido. Será aqui o início também do Marketing Jurídico com resultados efetivos ao advogado”, analisa.

Box:

Dicas fundamentais de Posicionamento

  1. Estabeleça 3 setores com maior força em sua região;
  2. Olhe o seu concorrente. Do local ao internacional, saiba reconhecer produtos ou serviços inovadores. Assim surgiram Direito LGBTQ, de Entretenimento, Esportivo (atletas) e Desportivo (clubes). Assim vieram novos conceitos: governança tributária, ambiental e trabalhista;
  3. Saia da zona de conforto. Se 70% do faturamento está em 2, 3 clientes, olhe para fora dessa carteira;
  4. Analise a gestão do seu tempo. Para o jovem advogado, comece a empreender e a aplicar novos conhecimentos e você será sócio do escritório em uma velocidade impensável;
  5. Crie artigos, blogs e guias. A tecnologia e a Revolução Industrial 4.0 estão no sapato, na geladeira, no relógio. Saiba conversar com seu público e projetar a longevidade do seu escritório;
  6. Estude gestão, relacionamento com o cliente, mas o principal: reaja e tire o seu escritório da estagnação.
Instituto Internacional de Gestão Legal
Rua Grã Nicco, 113, Bloco 1, Conjunto 606
Curitiba - Paraná