Notícia

“O Negócio do Direito”
Alessandro Manfredini – Artesania Comunicação Jurídica

Publicado em 7 de outubro de 2019


Qual a base da Gestão Legal dos escritórios de sucesso nos EUA?

Luci Hamilton é brasileira, especialista em questões de gerenciamento jurídico e diretora-executiva de administração e desenvolvimento de negócios da prestigiada banca de advocacia Ivie McNeil Wyatt Purcell & Diggs, no Sul da Califórnia, Estados Unidos. Com o tema “Base da Gestão Legal nos EUA”, apresentado no I Legal to Business Connection, evento gratuito e online promovido pelo Instituto Internacional de Gestão Legal (IGL), Luci propõe uma jornada sobre a engrenagem de um escritório de sucesso norte-americano até chegar na ponta, com a sensação causada no cliente.

O Advogado Completo

Ao detalhar as competências e habilidades para o advogado bem-sucedido, Luci traz o conceito do “advogado que faz chover”. Com apenas quatro características, muitas vezes elas podem pontuar o jovem advogado que precisa fazer um pouco de tudo, mas o patamar diferenciador chega mesmo ao longo da sua trajetória profissional. “Um advogado majoritário, com 40 anos de carreira, não será o Grinder (pesquisador). Ele será um Minder, o causador da Tempestade Perfeita”, explica. Veja:

Finder – Binder – Grinder – Minder

* Finder – o olhar para os negócios e oportunidades para fechamento de novos contratos e clientes. Àquele a procura de novos clientes e novas práticas.

*Binder – o cuidado com os relacionamentos. Externos: clientes e mercado. Internos: equipe do escritório e sócios. Cuida das necessidades.

*Grinder – fazer as coisas bem feitas leva a resultados operacionais efetivos. Cuida das peças que irão trazer resultados ao cliente.

*Minder – saber tomar decisões importantes tanto sob o ponto de vista técnico-jurídico, quanto aos rumos do escritório, estratégica e taticamente. Cuida dos negócios.

O negócio

“O Negócio do Direito. Nos Estados Unidos, nós separamos a prática da lei - do negócio de lei. Com isto, o gerenciamento jurídico das bancas permite ao advogado o tempo correto para o chamado negócio da advocacia”, analisa Luci. Por lá, os escritórios de sucesso apresentam características e filosofias parecidas. Ao traçar um perfil, vemos os destaques:

1-Remunerações acima da média econômica;

2- Alcançam uma posição predominante dentro das comunidades empresariais e jurídicas;

3-Promovem a satisfação dos proprietários, mesmo com necessidades variadas e variáveis;

4-Conquistam um alto nível de harmonia interna. Ela ocorre entre os proprietários, associados e funcionários.

Gestor X Advogar

Luci ressalta com clareza a Gestão Legal feita nos Estados Unidos que irá traduzir uma banca de sucesso. “Ao advogado, ele terá a missão e a visão desta banca, sendo apto exatamente para advogar. Ao gestor, fica a administração do negócio e a execução desta missão e visão, deixando ao advogado o foco nas peças e nos clientes. Será esta a garantia e visibilidade para uma banca bem-sucedida”.

O papel das pessoas também é ressaltado. Da comunicação do escritório ao reforçar que os maiores valores vêm da equipe, questões como Diversidade e Inclusão trarão ainda mais êxitos para a banca. “Aqui vemos a mulher negra, a latina, a nativa norte-americana. Em resumo, todas estão juntas e têm lugar à mesa”, finaliza.

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